Secretaria de Saúde
Orientações aos usuários
HPM
O Hospital Público Municipal de Macaé é uma unidade destinada ao atendimento de urgência e emergência, prestando serviços especializados de saúde para a população.
Possui os seguintes setores:
Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, Maternidade 1 e 2, UI Neonatal, STI Neonatal e Pediátrico, Enfermaria Pediátrica 1, 2 e 3, Observação Pediátrica, Cirúrgica 1 e 2, Clínica Médica 1 e 2, CTI Adulto 1 e 2, Observação Adulto 3, Sala Amarela, Sala Vermelha e Emergência/Politrauma e Hipodermia.
Para que possamos melhor atendê-lo, fique atento às orientações.
São informações importantes que facilitam a convivência comum no ambiente hospitalar e potencializam nossas ações na busca constante da qualidade dos serviços.
Atenção Acompanhante!
Todo paciente internado terá direito ao acompanhamento familiar, exceto em setores fechados e grande urgência.
O crachá de acompanhante é sua identificação no hospital e de uso obrigatório.
Para retirá-lo no Serviço Social, é necessário apresentar documento de identidade.
Deve sempre ser usado em local visível e devolvido na recepção principal após a alta.
Todos deverão usar roupas apropriadas para o ambiente hospitalar.
É inadequado o uso de short, minissaia, roupa decotada e/ou transparente, roupa de banho e descalço. Em CTI, STI e Sala Vermelha esses trajes não são permitidos, assim como chinelo, sandália, mochila e capacete. Para evitar contaminação e/ou acidente biológico dê preferência aos calçados fechados. Colabore sempre!
Não é permitida a entrada de nenhum tipo de alimento no hospital – tanto para o acompanhante como para o paciente. Esta proibição é para evitarmos a proliferação de insetos junto aos leitos e, também, devido às dietas alimentares específicas de cada paciente, conforme o serviço de Nutrição.
O Hospital Público Municipal de Macaé é uma unidade destinada ao atendimento de urgência e emergência, prestando serviços especializados de saúde para a população.
Possui os seguintes setores:
Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, Maternidade 1 e 2, UI Neonatal, STI Neonatal e Pediátrico, Enfermaria Pediátrica 1, 2 e 3, Observação Pediátrica, Cirúrgica 1 e 2, Clínica Médica 1 e 2, CTI Adulto 1 e 2, Observação Adulto 3, Sala Amarela, Sala Vermelha e Emergência/Politrauma e Hipodermia.
Para que possamos melhor atendê-lo, fique atento às orientações.
São informações importantes que facilitam a convivência comum no ambiente hospitalar e potencializam nossas ações na busca constante da qualidade dos serviços.
Atenção Acompanhante!
Todo paciente internado terá direito ao acompanhamento familiar, exceto em setores fechados e grande urgência.
O crachá de acompanhante é sua identificação no hospital e de uso obrigatório.
Para retirá-lo no Serviço Social, é necessário apresentar documento de identidade.
Deve sempre ser usado em local visível e devolvido na recepção principal após a alta.
Todos deverão usar roupas apropriadas para o ambiente hospitalar.
É inadequado o uso de short, minissaia, roupa decotada e/ou transparente, roupa de banho e descalço. Em CTI, STI e Sala Vermelha esses trajes não são permitidos, assim como chinelo, sandália, mochila e capacete. Para evitar contaminação e/ou acidente biológico dê preferência aos calçados fechados. Colabore sempre!
Não é permitida a entrada de nenhum tipo de alimento no hospital – tanto para o acompanhante como para o paciente. Esta proibição é para evitarmos a proliferação de insetos junto aos leitos e, também, devido às dietas alimentares específicas de cada paciente, conforme o serviço de Nutrição.
Avise aos familiares e amigos sobre os horários de visita!
Serão disponibilizados da seguinte forma:
Serão disponibilizados da seguinte forma:
SETOR HPM | HORÁRIO | VISITANTE(S) |
Emergência/Politrauma* | 15h às 16h | Até 4 visitas, 2 de cada vez (10min de visita) |
Clínica Médica 2 e 3 | 15h às 16h | 2 de cada vez |
Maternidade | 15h às 16h | Até 6 visitas, 2 de cada vez |
Maternidade | 15h50 às 16h (10min) | Irmãos do bebê menores de 12 anos |
Unidade Intermediária Neonatal (Berçário) | 09h às 20h | Pais |
Unidade Intermediária Neonatal (Berçário) | 15h40 às 16h | Avós |
Pediatria | 15h às 16h | 2 de cada vez |
Pediatria | 19h às 20h | Pais |
STI Neonatal | 9h às 21h | Pais |
STI Neonatal | 15h às 16h com psicóloga | Avós 3ª feira |
STI Pediátrico | 9h às 21h | Pais |
STI Pediátrico | 15h às 16h com psicóloga | Avós 3ª feira |
SETOR IRMÃS DO HORTO | HORÁRIO | VISITANTE(S) |
Cirúrgica 1 e 2 | 15h às 16h | 2 de cada vez |
Clínica Médica 1 | 15h às 16h | 2 de cada vez |
CTI 1 e 2 | 15h às 16h | 2 de cada vez |
Obs. Adulto 3 | 15h às 16h | 2 de cada vez |
Sala Amarela | 15h às 16h | 2 de cada vez |
Sala Vermelha | 15h às 16h | 2 de cada vez |
Obs: os horários poderão sofrer alterações de acordo com a necessidade das unidades.
Organize-se para estar no hospital no horário de visita.
Para melhor organização hospitalar não será autorizada visita fora do horário.
*Politrauma - A visita é liberada pelo chefe de enfermagem ou médico, podendo variar conforme atendimentos no setor no horário regulamentar.
Não é permitida a entrada de crianças abaixo de 12 anos de idade para visitas.
A entrada de ministro religioso para atender pedido de paciente poderá ser realizada fora do horário de visita, após apresentação de carteira de identidade na Recepção Principal, que fará o contato com o setor para liberação.
As orações devem ser feitas em tom baixo.
Horário para troca de acompanhante: 8h às 9h e 19h às 20h.
Somente um acompanhante por paciente tem direito a cada refeição.
Pertences e equipamentos eletrônicos particulares são de responsabilidade de seus usuários. O HPM não se responsabiliza por perdas e danos de objetos pessoais.
Portanto, traga somente o indispensável!
As TVs de uso coletivo instaladas nas enfermarias funcionarão até às 23h, em volume baixo e de acordo com as regras do setor.
Organize-se para estar no hospital no horário de visita.
Para melhor organização hospitalar não será autorizada visita fora do horário.
*Politrauma - A visita é liberada pelo chefe de enfermagem ou médico, podendo variar conforme atendimentos no setor no horário regulamentar.
Não é permitida a entrada de crianças abaixo de 12 anos de idade para visitas.
A entrada de ministro religioso para atender pedido de paciente poderá ser realizada fora do horário de visita, após apresentação de carteira de identidade na Recepção Principal, que fará o contato com o setor para liberação.
As orações devem ser feitas em tom baixo.
Horário para troca de acompanhante: 8h às 9h e 19h às 20h.
Somente um acompanhante por paciente tem direito a cada refeição.
Pertences e equipamentos eletrônicos particulares são de responsabilidade de seus usuários. O HPM não se responsabiliza por perdas e danos de objetos pessoais.
Portanto, traga somente o indispensável!
As TVs de uso coletivo instaladas nas enfermarias funcionarão até às 23h, em volume baixo e de acordo com as regras do setor.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO
Caso precise comprovar que está acompanhando o paciente, é necessário informar todos os dias à Assistente Social no momento da sua chegada e buscar no mesmo dia. A profissional orientará quando retirar sua declaração. O acompanhante que não deixe o hospital durante toda a internação, também deverá solicitar diariamente.
DECLARAÇÃO DE INTERNAÇÃO
A qualquer momento você pode solicitá-la na Recepção Principal. Declara que o paciente está ou esteve internado, constando o período e o setor de internação.
INFORMAÇÕES CLÍNICAS
Informações sobre o quadro clínico do paciente, bem como evolução, condição de alta ou transferência devem ser questionadas direto com o médico, na hora que este passar visita no leito do paciente, neste momento aproveite para tirar suas dúvidas.
Não passamos informações de pacientes por telefone.
ALTA HOSPITALAR
No momento da alta hospitalar, é importante o contato com o Serviço Social, Enfermagem e Médico para receber orientações relacionadas à continuidade do tratamento e acompanhamento na rede assistencial de seu município. Se houver exame de RX ou tomografia deverá ser retirado na própria enfermaria, no momento da alta.
CÓPIA DO PRONTUÁRIO e BAM (BOLETIM DE ATENDIMENTO MÉDICO)
Caso necessite apresentar a documentação da sua internação ou atendimento médico, para dar entrada em INSS, DPVAT e outros fins, solicite no momento da alta na Recepção Principal - Setor de Protocolo, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h e sexta-feira 9h às 13h. A retirada da cópia do documento é no período da manhã, das 9h às 12h.
DECLARAÇÃO DE INTERNAÇÃO
A qualquer momento você pode solicitá-la na Recepção Principal. Declara que o paciente está ou esteve internado, constando o período e o setor de internação.
LAUDO MÉDICO
É o documento que informa o diagnóstico do paciente, com especificações clínicas, quando necessário. O Laudo Médico deve ser solicitado ao médico.
LAUDO DE EXAMES RX E TOMOGRAFIA
Laudos de exames já realizados devem ser solicitados na Recepção da Radiologia com o pedido do médico por escrito. Filmes de RX devem ser solicitados na enfermaria para levar para casa no momento da alta.
SEGURO DPVAT (Casos de acidente de trânsito)
O Serviço Social orienta sobre a documentação necessária para dar entrada no seguro. Para mais informações www.seguradoralider.com.br ou 0800 0221204.
DOCUMENTOS PERDIDOS
RG, CNH, CT, Caderneta da Gestante e Cartão da Criança perdidos no hospital podem estar na Ouvidoria.
Medidas para contribuir na prevenção de Infecção hospitalar:
Lave bem as mãos antes e depois de entrar em contato com o paciente. A lavagem das mãos com água e sabão é importante.
Evite manipulação de celular.
Acompanhante e visitante não devem sentar no leito de nenhum paciente, nem circular em outros leitos e enfermarias.
As sobras de alimentos não poderão ser guardadas e nem jogadas nas lixeiras. Há serviço de recolhimento feito por funcionários do hospital.
Não lavar roupas nos banheiros da enfermaria. Procure manter contato com parentes e amigos para troca e lavagem das roupas para não estocá-las no hospital.
É proibido fumar em todas as dependências internas do hospital, incluindo corredores, banheiros, áreas externas cobertas e entorno do hospital.
Recomendações Importantes:
Evite circular com crianças e bebês nas áreas do hospital.
Procure falar em voz baixa dentro do hospital, pois os pacientes precisam de ambiente tranquilo e silencioso para uma melhor recuperação.
Não é permitido fotografar ou filmar o setor e o paciente.
A equipe multidisciplinar de saúde tem autonomia para verificar o cumprimento das normas estabelecidas neste informativo e poderá acionar o Serviço de Segurança do hospital, se houver necessidade.
Faz parte do seu conforto o cuidado e a colaboração com as normas!
Caso precise comprovar que está acompanhando o paciente, é necessário informar todos os dias à Assistente Social no momento da sua chegada e buscar no mesmo dia. A profissional orientará quando retirar sua declaração. O acompanhante que não deixe o hospital durante toda a internação, também deverá solicitar diariamente.
DECLARAÇÃO DE INTERNAÇÃO
A qualquer momento você pode solicitá-la na Recepção Principal. Declara que o paciente está ou esteve internado, constando o período e o setor de internação.
INFORMAÇÕES CLÍNICAS
Informações sobre o quadro clínico do paciente, bem como evolução, condição de alta ou transferência devem ser questionadas direto com o médico, na hora que este passar visita no leito do paciente, neste momento aproveite para tirar suas dúvidas.
Não passamos informações de pacientes por telefone.
ALTA HOSPITALAR
No momento da alta hospitalar, é importante o contato com o Serviço Social, Enfermagem e Médico para receber orientações relacionadas à continuidade do tratamento e acompanhamento na rede assistencial de seu município. Se houver exame de RX ou tomografia deverá ser retirado na própria enfermaria, no momento da alta.
CÓPIA DO PRONTUÁRIO e BAM (BOLETIM DE ATENDIMENTO MÉDICO)
Caso necessite apresentar a documentação da sua internação ou atendimento médico, para dar entrada em INSS, DPVAT e outros fins, solicite no momento da alta na Recepção Principal - Setor de Protocolo, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h e sexta-feira 9h às 13h. A retirada da cópia do documento é no período da manhã, das 9h às 12h.
DECLARAÇÃO DE INTERNAÇÃO
A qualquer momento você pode solicitá-la na Recepção Principal. Declara que o paciente está ou esteve internado, constando o período e o setor de internação.
LAUDO MÉDICO
É o documento que informa o diagnóstico do paciente, com especificações clínicas, quando necessário. O Laudo Médico deve ser solicitado ao médico.
LAUDO DE EXAMES RX E TOMOGRAFIA
Laudos de exames já realizados devem ser solicitados na Recepção da Radiologia com o pedido do médico por escrito. Filmes de RX devem ser solicitados na enfermaria para levar para casa no momento da alta.
SEGURO DPVAT (Casos de acidente de trânsito)
O Serviço Social orienta sobre a documentação necessária para dar entrada no seguro. Para mais informações www.seguradoralider.com.br ou 0800 0221204.
DOCUMENTOS PERDIDOS
RG, CNH, CT, Caderneta da Gestante e Cartão da Criança perdidos no hospital podem estar na Ouvidoria.
Medidas para contribuir na prevenção de Infecção hospitalar:
Lave bem as mãos antes e depois de entrar em contato com o paciente. A lavagem das mãos com água e sabão é importante.
Evite manipulação de celular.
Acompanhante e visitante não devem sentar no leito de nenhum paciente, nem circular em outros leitos e enfermarias.
As sobras de alimentos não poderão ser guardadas e nem jogadas nas lixeiras. Há serviço de recolhimento feito por funcionários do hospital.
Não lavar roupas nos banheiros da enfermaria. Procure manter contato com parentes e amigos para troca e lavagem das roupas para não estocá-las no hospital.
É proibido fumar em todas as dependências internas do hospital, incluindo corredores, banheiros, áreas externas cobertas e entorno do hospital.
Recomendações Importantes:
Evite circular com crianças e bebês nas áreas do hospital.
Procure falar em voz baixa dentro do hospital, pois os pacientes precisam de ambiente tranquilo e silencioso para uma melhor recuperação.
Não é permitido fotografar ou filmar o setor e o paciente.
A equipe multidisciplinar de saúde tem autonomia para verificar o cumprimento das normas estabelecidas neste informativo e poderá acionar o Serviço de Segurança do hospital, se houver necessidade.
Faz parte do seu conforto o cuidado e a colaboração com as normas!