A terceira edição do Prêmio Servidores Inovadores revelou diversos projetos que visam melhorar a qualidade e eficiência da gestão pública municipal, como é o caso do projeto: “Solução Integrada de Descentralização de Controle Interno”, apresentado pela Controladoria Geral do Município através da Subcontroladoria de Fiscalização e Controle. Inscrito na categoria Gestão/Pequenas Iniciativas, o projeto venceu em 2º lugar, participando pela primeira vez do Servidores Inovadores.
A equipe de trabalho responsável pelo projeto é composta por Carolina Cury Martins de Oliveira, Henrique Barreto Silva Miranda, Kallyan Schott, Leandro Fernandes Narciso, Ronaldo Santana de Oliveira, Tamara Pereira da Silva, Fernando Cerqueira Braga Junior, Luciano Araujo de Carvalho, Janayna Costa Recla, Panmella da Silva Manfré, Matheus Militão Correa de Sá Pinheiro, Alcino Brandão, Lucienny de Almeida Alvarenga, Adriana Ribeiro Gavinho, Jaiana Gomes da Silva, Josiel de Oliveira André e Edilson dos Santos Santanna.
Eles explicam que a atuação do controle interno vem sendo alvo de auditorias pelo Tribunal de Contas do Estado, e o modelo de gestão adotado no município, até então, não era considerado adequado. Desde então, tem-se tentado adaptar a atuação do controle interno, exercido pela Controladoria Geral do Município, a fim de alcançar uma rede de controle interno em atuação integrada em Macaé. Com isso, é iniciada a implementação da descentralização do controle interno, em atuação em rede, através da Controladoria com as Unidades Descentralizadas de Controle Interno, utilizando-se de ferramentas administrativas e de Tecnologia da Informação.
De acordo com Carolina Cury, representante da equipe, o resultado do planejamento, execução e monitoramento do trabalho apresenta que o município de Macaé conta hoje com 9 UDCI’s são elas: Secretaria de Saúde e Educação, contando com a descentralização integral, e as Secretarias de Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade; Desenvolvimento Econômico; Trabalho e Renda; Ambiente e Sustentabilidade; Ordem Pública; e Administração, em processo de descentralização.
“Com o desenvolvimento e construção da iniciativa, foram percebidas orientações e direções a serem seguidas, a fim de implementar um controle interno municipal efetivo e eficaz, com os instrumentos e mecanismos que tínhamos. Entendo que é essencial pensar em inovação no setor público, porque é a inovação que nos faz identificar erros, implementar a mudança e assim, podermos evoluir e crescer, exemplo disso foi nossa participação no Prêmio, que foi motivadora. A equipe se sente parte do processo, se identifica com a rotina do trabalho, percebendo a importância individual da atuação de cada um num processo de construção, que ao final, é de todo o município. A sensação de ter ganhado o prêmio é de missão cumprida, com um trabalho bem feito!”, disse Carolina.